Na manhã desta segunda-feira (5), a 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS), situada no Moura Brasil, visitou o Laboratório de Pesquisa de soldagem da engenharia Metalúrgica da UFC no Campi do Pici.
A princípio, a tropa teve uma aula teórica com o professor de Engenharia Metalúrgica, Willys, acerca da mecânica e das propriedades dos metais, como tensão, compressão, cisalhamento, elasticidade, deformidade, entre outras propriedade. Como também, de algumas características de equipamentos têxteis, como cordas, as quais são importantes nas atividades diárias do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Por fim, após a aula teórica os militares puderam presenciar alguns ensaios de tração e deformação de metais com o engenheiro metalúrgico Mário, o qual é especialista em ensaios de metais, utilizando mosquetões e freio oito, além de simulações de nós e fios da alma de cordas em situações severas e extremas.
De acordo com o capitão Gerdean Melo Alves, “vale ressaltar que visitas como esta enriquecem o conhecimento dos militares que podem visualizar na prática o que está descrito na literatura, saindo assim do campo do empirismo para o campo científico”, ressaltou o oficial.