O corpo do sargento do Corpo de Bombeiros de Paracatu, no Noroeste de Minas, que morreu afogado na represa Boa Sorte na última quarta-feira (14), foi resgatado na tarde desta terça-feira (20).
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Arthur Fábio Ferreira, o resgate ocorreu às 12h14 e o corpo de Paulo Francisco Pereira Filho foi levado para perícia no Instituto Médico Legal (IML).
O corpo do militar deve passar por um cortejo pelas ruas de Paracatu e será levado para o Cemitério Municipal de Lagoa Grande, cidade onde nasceu e local em que está previsto o enterro ainda nesta terça-feira.
No dia do afogamento, a Polícia Militar (PM) informou ao G1 que o sargento participava de um treinamento. No entanto, o major do Corpo de Bombeiros, Ricardo Marisguia Mendes, informou à reportagem que o servidor estava em um dia de folga e que a área onde ocorreu o afogamento nunca foi utilizada para treinamentos.
Segundo a ocorrência, o militar estava acompanhado de um soldado quando, ao mergulhar, foi sugado por um cano de aproximadamente oito polegadas. O corpo ficou preso pela força da sucção a aproximadamente seis metros de profundidade, abaixo das comportas da represa.
Ainda de acordo com Ricardo Marisguia Mendes, o comando dos Bombeiros instaurou um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do acidente. A reportagem entrou em contato por e-mail com a empresa responsável pela represa e aguarda retorno sobre o caso.
Resgate
O resgate para retirada do corpo durou quase uma semana. O major Marisguia contou que foram utilizadas quatro bombas de sucção para separar as águas e abaixar o nível da represa. Após essa técnica, o corpo ficou mais acessível. Os mergulhadores entraram no local, amarraram o corpo, que já estava enterrado devido à terra da represa, e o puxaram para a superfície.
Fonte: G1 Triângulo Mineiro