O Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul e a Brigada Militar de Sinimbu resgataram na tarde dessa terça-feira José Eli Paz, de 68 anos, que ficou preso em galhos depois da charrete que conduzia ser levada pela correnteza do rio Pardinho, em Linha Bismark, no interior de Sinimbu. A Polícia Civil informou que dois cavalos estavam levando a charrete e também desapareceram nas águas por volta das 14h.

O pontilhão por onde o morador de Linha São João tentou passar estava submerso, com cerca de 30 centímetros de água sobre ele, devido à chuva das últimas horas. A vítima tentou fazer a travessia, porém a força da correnteza arrastou a charrete e os animais. José Paz foi levado pelas águas por cerca de 50 metros de distância do pontilhão, mas conseguiu se segurar em galhos. Ele gritou por socorro e aguardou por um bom tempo até que um morador das proximidades ouviu o pedido de ajuda e acionou a Brigada Militar de Sinimbu e o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul.

Paz foi resgatado por volta das 16h30min. A charrete e os cavalos não foram localizados. A operação levou cerca de 20 minutos e a técnica utilizada foi a chamada tirolesa, com o uso de uma corda para puxar Paz até chegar à margem. Ele não teve ferimentos. Em 2012, um tradicionalista que fazia uma cavalgada morreu no mesmo local do acidente, também em consequência do elevado nível do rio Pardinho.

Fonte: Correio do Povo / Otto Tesche

Foto: Bruno Pedry / Gazeta do Sul / CP