Os Coordenadores Geral Adjunto e de Secretariado da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, 1° Sargento Ubirajara Ramos e Major Cristiane Nunes de Oliveira, protocolaram solicitação junto ao vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Jr., da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, e ao presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS, Emanuel Hassen de Jesus, pedido de urgência na vacinação dos Bombeiros Militares, contra a Covid-19.

O objetivo da visita na FAMURS foi para que os municípios priorizem a vacinação dos Bombeiros Militares das suas localidades, e até mesmo daqueles que não possuem bombeiros no município. Citamos o exemplo do Corpo de Bombeiros Militar de São Luiz Gonzaga, que perdeu o 2° Sargento Mendonça para a Covid-19. A Corporação local conta com 26 integrantes e também atua em outros 13 municípios ao redor, por isso, é fundamental que as prefeituras que recebem recursos a partir do Ministério da Saúde priorizem também os Bombeiros Militares que atuam na atividade de salvamento, resgate, suporte básico de vida, e atendimento pré-hospitalar.

“Se a gestão municipal em acordo, a partir de um planejamento da FAMURS, priorizar a vacinação dos Bombeiros Militares, significaria que cada prefeito reservaria apenas 2 vacinas para esta Corporação, imunizando então toda esta unidade e mantendo o serviço público ativo, fundamental para toda a população. Este exemplo acontece em inúmeros municípios do Estado”, destaca Ubirajara.

A ABERGS na busca de proteção a todos os Bombeiros Militares, não só dos seus associados Oficiais e Praças, reafirma que é fundamental a construção e articulação das gestões. Da mesma forma a associação também enviou ofício ao Ministério da Saúde, para que reveja o Plano Nacional de Imunização, onde os Corpos de Bombeiros Militares e outras forças da Segurança Pública estão em 19° na lista de prioridades de imunização, lista está com 27 grupos.

“Sabemos que o Estado do RS busca adquirir vacinas, no entanto é fundamental que já ocorra um planejamento para quando houver a compra os Bombeiros Militares sejam considerados pelo Governo do Estado”, disse a Major Cristiane.

É importante salientar que a ABERGS defende a imunização de todos os servidores públicos e toda sociedade, porém é fundamental que os órgãos que prestam serviços essenciais sejam imunizados para dar proteção e salvamento aos demais integrantes da sociedade gaúcha.

Veja a fala do Coordenador Geral Adjunto, clicando AQUI.