Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Criciúma conduziu o resgate de um homem de 36 anos na tarde de ontem, em Treviso. Segundo os bombeiros, ele estava praticando rapel na trilha Dois Dedos, por volta das 16h. Ao fim da prática, enquanto andava pela trilha ele escorregou e caiu.
O resgate durou em torno de duas horas e foi realizado por três bombeiros organização e um bombeiro comunitário. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele apresentava fratura exposta no tornozelo esquerdo e foi encaminhado ao Hospital São José.
O capitão Samuel Ambrósio, do Corpo de Bombeiros de Criciúma, orienta a população para evitar acidentes como esse e também como proceder caso eles aconteçam. “O ideal para quem gosta de praticar esse tipo de esporte, como rapel ou escalada, é procurar conhecer bem o local a ser explorado e também as técnicas que envolvem essa prática. O indicado é recorrer a guias. Caso aconteça esse acidente, a vítima precisa ser conduzida a um local seguro e a equipe especializada deve ser chamada imediatamente”, arremata.
Ele reforça também a importância de conhecer técnicas de salvamento e primeiros socorros. “Seria interessante que o praticante fizesse cursos e treinamentos nessa área. Lembrando que o próprio Corpo de Bombeiros oferece um curso Básico e Avançado de atendimento em emergência a população e há empresas especializadas na região que oferecem serviços aos aventureiros. Se atualizar sobre técnicas de salvamento em altura e manter os materiais e equipamentos atualizados também é essencial”, finaliza ele.
Fonte: Engeplus