O Corpo de Bombeiros divulgou que foram acionados para atender a queda de pelo menos dez árvores após o temporal da tarde da segunda-feira (30) em Cuiabá. Segundo os bombeiros, apesar das quedas, causando estragos e prejuízos financeiros, ninguém se feriu.

O número diz respeito à quantidade de chamadas recebidas pelo Corpo de Bombeiros. Muitas outras podem ter caído sem que fosse necessária a presença de uma guarnição fazer a retirada das árvores. 

Algumas  caíram sobre veículos ou sob a fiação de postes da rede elétrica; outras ainda caíram sobre a via de ruas e avenidas, bloqueando o trânsito.

Em uma das ocorrências registrada no Bairro Itapajé, a árvore caiu sobre a casa de um morador, sendo solicitado apoio urgente no local.

Rede elétrica

A concessionária Energisa informou que cerca de 6 mil pessoas foram impactadas, sofrendo com a falta de abastecimento de energia após o temporal.

A maior parte dos casos foi na região central, com mais de 500 ocorrências em atendimento, entre quedas de galhos sobre a rede e fios rompidos.

A empresa garantiu que a previsão é que o atendimento seja normalizado até o início da noite. Segundo a consultora da Energisa, a meteorologista Ana Paula Paes, durante a tempestade o vento passou dos 70km/h com 30 mm de chuva em uma única hora.

Além disso, dados do ELAT/INPE (Grupo de Eletricidade Atmosférica) registraram 698 descargas elétricas no período.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta segunda um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas para diversos municípios de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, com risco de chuvas volumosas, ventos intensos entre 40 e 60 km/h, além de queda de granizo.

O alerta é válido até o fim da manhã desta terça-feira (31). De acordo com dados do Climatempo, a previsão para esta terça em Cuiabá é de mínima de 27°C e máxima de 40°C, com grandes chances de chuva, 90%, podendo acumular até 10mm.