Sempre pronta, 24 horas por dia, sete dias por semana: a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, completou 46 anos no dia 09 de julho. Criado através do Decreto Estadual n° 20.357 de 9 de julho de 1970, o órgão é responsável por auxiliar a comunidade antes, durante e após desastres naturais. Através do Sistema Nacional de Defesa Civil, inserido na Casa Militar do Gabinete do Governador, realiza e coordena ações em conjunto com municípios e União.
Tendo sua sede no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a Defesa Civil do RS é comandada pelo chefe Coronel Everton Oltramari e pelo subchefe Coronel Alexandre Martins de Lima. Ela também está presente em todas as regiões do Estado, por meio de suas Coordenadorias Regionais (Crepdecs), para facilitar o contato com as comunidades gaúchas. Os coordenadores regionais, normalmente oficiais da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, têm em sua formação a experiencia com o resgate e a prevenção. Eles são responsáveis por visitar municípios, onde identificam áreas de risco, alinham ações e coordenam medidas.
Com foco na prevenção, desde 2015, a Defesa Civil do Estado realiza o Projeto Capacitar. Através dele, busca instruir os agentes municipais para atuarem dentro do Sistema Nacional, com instruções sobre o processo burocrático, disponibilização de recursos e ajuda humanitária. Na busca de tornar mais eficiente o processo de atendimento às comunidades em risco, O Projeto Capacitar, só neste ano, já qualificou mais de 420 agentes de 241 municípios.
“A prevenção é sempre a nossa melhor arma. Estudos internacionais indicam que a cada dólar investido em prevenção, quatro são economizados em recuperação. É essencial que haja o planejamento, com uso de planos de contingência e capacitação, para estarmos prontos quando for preciso”, afirmou o Coronel Everton Oltramari.
Fonte: Defesa Civil RS/ Bruna Staub e Sidd Rodrigues