A coronel Ana Paula Barros Habka é a nova comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), com nomeação no Diário Oficial do DF na terça-feira (9). O então comandante, Adão Teixeira, se aposentou da corporação.

Com este despacho, as duas forças de segurança militares do DF têm, pela primeira vez, mulheres como comandantes.

Isso porque o Corpo de Bombeiros do DF também é comandado por uma mulher, a coronel Mônica Miranda, que assumiu no ano passado.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, acertou a nomeação com o governador Ibaneis Rocha (MDB). À CNN, ele disse que esse ineditismo é em todo o Brasil e quer inspirar outros estados.

“A ideia é fortalecer o combate aos crimes domésticos e à violência contra a mulher. Com mulheres no comando, esperamos uma atenção ainda maior das corporações para alcançarmos esse objetivo”, disse à CNN o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Sandro Avelar.

Histórico

A coronel Ana Paula já atuou como chefe da Companhia do Batalhão de Operações Especiais, foi juíza Militar na Auditoria Militar do Distrito Federal e chefe de Segurança da Vice-Governadoria, da Casa Militar do DF. No currículo, ela acumula medalhas e condecorações como a Medalha Mérito Alvorada; Medalha do Mérito Segurança Pública do Distrito Federal; e a Medalha Mérito Paz no Trânsito.

Essa é a segunda vez que uma mulher assume o comando da PMDF. A primeira foi a coronel Sheyla Sampaio, que exerceu a função entre janeiro e agosto de 2019.

Já no Corpo de Bombeiros, a coronel Mônica ingressou no curso de formação de oficiais em 1993. Ao longo de 30 anos de carreira, obteve capacitações de destaque, como o Curso de aperfeiçoamento de oficiais em administração corporativa, curso de altos estudos para oficiais e Curso de segurança pública e LGBT.

A coronel Mônica já ocupou o cargo de comandante do Centro de Assistência Bombeiro Militar, atuou na Diretoria de Ensino CBMDF e Diretoria de Investigação de Incêndio CBMDF. Foi condecorada com a Medalha Dom Pedro II e Ordem do Mérito Aeronáutico. Graduada em psicologia, é a primeira mulher nomeada comandante-geral na história dos Corpos de Bombeiros do Brasil.