No dia 7 de Setembro a ABERGS se fez presente nos eventos comemorativos alusivos ao dia da independência. Infelizmente ações arbitrárias de alguns Policiais Militares, que não representam a imagem da corporação, ocorreram durante o dia.

Faixas que representam o movimento da desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, assunto este, já em pauta pelo Governo foram removidas de local privado concedido por integrantes da sociedade gaúcha, demonstrando a total falta de respeito e trato com integrantes da associação que realizavam o movimento pacífico e ordeiro.

O ato arbitrário gerou indignação de transeuntes e de alguns integrantes do próprio Exército, cujo havia permitido o manifesto dos Bombeiros.

A ABERGS, mesmo sabendo da legalidade de seu movimento e defensora do diálogo de qualidade, evitou discussões e confronto com os Policiais, optando por uma caminhada por todo o percurso do desfile, distribuindo informativos e colhendo assinaturas favoráveis a independência dos Bombeiros em prol de um melhor serviço para a sociedade gaúcha.

Agradecemos a todo o povo rio-grandense, que através de aplausos apoiou a iniciativa dos Bombeiros.