Dia 2 de julho é celebrado o Dia Nacional do Bombeiro, porém o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul não tem muito o que comemorar.

Ainda vinculado a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros aguarda há três anos pela sua estruturação, passando por dificuldades, fechando seus quartéis e trabalhando em períodos reduzidos, suplementação inadequada de horas extras e falta de efetivo para que possam trabalhar com segurança.

Há três semanas, a Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul acompanha ao lado de centenas de bombeiros militares de todo o Estado, as votações na Assembleia Legislativa, que pela retirada de quórum adia ainda mais a votação das únicas duas leis estruturantes que faltam para a desvinculação total e plena.

A decepção, tristeza e desânimo confundem-se neste dia que poderia ser de celebração. Celebração do nascimento e renovação de uma nova identidade, de um horizonte com melhores condições de trabalho, de excelência no serviço à população gaúcha. A ABERGS compreende a necessidade de votação de todos os outros projetos que estão em pauta na Casa Povo, porém lamenta que um dos mais importantes e necessários seja protelado a cada semana que passa, pelos representantes do povo.

A missão dos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros é “Salvar, salvar, sempre salvar!” mas hoje por ironia, são estes mesmos homens e mulheres que clamam por socorro, que clamam o apoio da sociedade gaúcha e dos Poderes Executivo e Legislativo para a construção de políticas públicas que efetivamente dialoguem com a Corporação.

Bombeiros e Polícia Militar já são separados em mais de 23 estados brasileiros, e independentes um do outro, cada um cumpre a sua missão nas suas jurisdições. Há 13 anos, o projeto de estruturação do Rio Grande do Sul, serviu de modelo para o Estado de Santa Catarina, que até hoje só colhe bons frutos, como melhor distribuição de bombeiros por municípios e aumento do número de cidades atendidas pelo serviço.

Neste dia que deveria ser de celebração, o Corpo de Bombeiros do RS está em luto, pelo descaso com que vem sendo tratado, pelo desrespeito, desmotivação e humilhação que passa a cada retirada de quórum na Assembleia Legislativa.

Que a tão sonhada estruturação possa ser celebrada mesmo com atraso na terça-feira (4), quando mais uma vez os projetos estarão em Plenário para aprovação dos deputados.

Veja este vídeo também direto do canal ABERGS no Youtube clicando AQUI

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!