No último domingo do mês de abril é celebrado o Dia do Cão de Resgate, então, neste domingo (27), lembramos a importância desta parceria entre "homem e cão", denominado binômio, que atua com excelência para encontrar mais rapidamente as vítimas em casos de desastres de origem natural, humana ou tecnológica, em diversas ocorrências envolvendo busca terrestre, e até mesmo o salvamento aquático.
No último período, frente aos inúmeros fenômenos climáticos extremos e anormais, os cães de resgate têm mostrado a importância do trabalho que realizam junto aos seus parceiros, localizando, contribuindo rapidamente e efetivamente para o resgate de muitas pessoas em situação de perigo. O olfato apurado dos cães, que é 50 vezes maior que o dos humanos, permite que eles encontrem vítimas em minutos, enquanto humanos levariam horas.
Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul conta com quatro Canis no Estado, nos municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Palmeira das Missões, contando com 26 binômios, entre operação e treinamento, aptos para atuarem nas mais diversas ocorrências do CBMRS, no Rio Grande do Sul, Brasil e mundo.
A Associação de Bombeiros do Estado do RS, celebra junto do Corpo de Bombeiros Militar do RS, a vida destes verdadeiros anjos de quatro patas, que além de alegrar, são extremamente responsáveis em sua missão.
ABERGS
Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!