Dois soldados do Corpo de Bombeiros do Ceará tiveram queimaduras ao tentar apagar um incêndio em vegetação em Iguatu, no Centro-Sul do Estado, no início da tarde da sexta-feira (16). Os militares ficaram presos em uma cerca de arame no momento em que houve uma virada na direção dos ventos e acabam atingidos pelo fogo.
Os bombeiros foram socorridos com a ajuda de populares para o Hospital Regional do Iguatu, mas devido à gravidade das queimaduras, tiveram de ser transferidos em um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.
De acordo com o tenente-coronel Nijair Araújo, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar em Iguatu, um deles caiu enquanto tentava sair do local e o colega voltou para ajudá-lo. Os militares são Alcione de Andrade e José Alexandro.
"Houve uma virada na direção dos ventos, e eles, de repente, já estavam dentro das chamas. E, na hora da fuga, eles ficaram presos em uma cerca de arame. O Andrade caiu, e o Alexandro já tinha saído do fogo quando percebeu que o colega não tinha conseguido sair, aí ele voltou e retirou. Então, foi uma situação complicada", explicou o coronel Nijair.
Os soldados sofreram queimaduras em aproximadamente 10% do corpo, segundo o comandante dos bombeiros. As mãos e o rosto foram atingidas. O soldado Andrade também sofreu queimaduras na região lombar. A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que eles tiveram queimaduras de 1º e 2º grau e vão ficar em observação no hospital.