O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) apresentou na noite dessa quarta-feira, 14, um balanço da Operação Carnaval 2024. Foram realizadas ações preventivas de fiscalização, orientação e atendimento a ocorrências antes e durante o período de carnaval. Além de reforços operacionais de efetivos, equipamentos e materiais nas unidades em todo o Estado, especialmente nos lugares de aglomerações de pessoas.

Até o momento, foram atendidas 2.845 ocorrências em todo o Estado, 5 em meio aquático, com o óbito de um rapaz em represa de propriedade privada de Nova América, em Goiás. De acordo com o tenente-coronel Helter, comandante da operação carnaval do CBMGO, foram atendidas 350 ocorrências de acidentes de trânsito envolvendo 506 vítimas, com total de 10 óbitos.

“Realizamos mais de 770 ações preventivas em pontos estratégicos e eventos, proporcionando conscientização da população, bem como sentimento de segurança e otimização dos atendimentos das ocorrências”, explicou o tenente coronel Helter.

Segundo relato de testemunhas, um jovem de 24 anos estava pescando com outros dois amigos quando resolveu ir buscar uma espera de pesca que estava no meio da represa. Ao chegar no local esperado começou a se debater e entrou em processo de afogamento, vindo a submergir por volta de 17 horas da última segunda-feira, 12.

Segundo o CBMGO, quase 1 milhão de pessoas foram alcançadas pela operação em todo o Estado.

Operação Carnaval 2024

A Operação Integrada Carnaval 2024 da Secretaria de Estado da Segurança Pública  (SSPGO) foi oficialmente lançada no dia 9 de fevereiro, no pátio do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em Goiânia. O evento contou com a participação do governador Ronaldo Caiado e de todos os chefes das forças de segurança do Estado. Durante o feriado prolongado de Carnaval,  248 bombeiros militares, 84 viaturas, 23 embarcações e 34 mergulhadores serão mobilizados para garantir a segurança dos cidadãos.

As operações foram intensificadas em 40 pontos de apoio estratégicos, distribuídos em áreas de grande concentração de foliões, como Goianésia, Caldas Novas, São Simão, Aruanã e Três Ranchos. Essa iniciativa conjunta da Secretaria de Segurança Pública de Goiás visa assegurar o bem-estar da população durante as festividades carnavalescas. O foco foi na prevenção de afogamentos e na pronta resposta a acidentes nas rodovias.

Postos de apoio e monitoramento serão montados à beira de lagos, represas e rios, onde se observa uma grande concentração de turistas. Os militares terão à disposição embarcações como canoas e moto náuticas, além dos equipamentos de segurança obrigatórios como coletes salva-vidas e boias para reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte de vida para os foliões que necessitarem de socorro especializado.