Circula pelas redes sociais uma imagem de homens com máscaras, luvas e aventais ao lado de um carro de resgate do Corpo de Bombeiros. Ao lado da foto, há uma legenda que diz: "Tentaram entrar agora em um prédio. Caracterizados como resgate do Corpo de Bombeiros. Não obtiveram sucesso graças à portaria. Estão tentando outros prédios". É #FAKE.
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo afirma que a mensagem é falsa. O carro que aparece na imagem e os homens de máscara e avental são, de fato, do Corpo de Bombeiros. A equipe foi fotografada quando atendia a um chamado de uma pessoa passando mal com suspeita de coronavírus na Rua Barão do Tietê, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, na sexta-feira (27).
Como havia a suspeita de uma infecção, os bombeiros utilizaram roupa apropriada e tentaram fazer o resgate no prédio. Durante a ocorrência, porém, verificou-se que tudo não passou de um trote para a corporação.
A sala de imprensa do Corpo de Bombeiros diz que, desde então, vem tentando desmentir a história de tentativa de arrastão que viralizou nas redes sociais.
A mensagem falsa tem circulado com várias cidades diferentes inclusas no texto ou sem citar um local específico, fazendo com que as pessoas compartilhem, sem checar, pensando se tratar de sua região.