Motivo seria uma mudança no tipo de veículo de socorro a ser utilizado.
Motoristas falam da preocupação com a incerteza do atendimento médico.

O governo ainda não entregou ambulâncias em quatro praças de pedágio que foram assumidas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) no Rio Grande do Sul. Um convênio entre a EGR e o Corpo de Bombeiros, de outubro do ano passado, previa a compra de 28 veículos de socorro, com um custo estimado em R$ 6,2 milhões. O motivo para o atraso está na alteração do tipo de carro que será utilizado, o que provocou uma mudança na licitação. A expectativa é de que a aquisição ocorra em até três meses, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).
Enquanto as ambulâncias não são adquiridas, a população reclama da falta do serviço. Na ERS-453, em Cruzeiro do Sul, apesar dos buracos, a maior preocupação dos motoristas é com a incerteza do socorro médico. “Se acontece algum acidente, estamos ferrados”, relata o motorista Davi Santos.


“Deveria ter guincho, ambulância, socorro. Não tem mais nada, ficou pior do que estava”, reclama o comerciante Nestor Pilz.


Como não há bombeiros na cidade, as ocorrências estão sendo atendidas pela corporação de Lajeado. Em acidentes mais graves, é preciso chamar o Samu nas ocorrências. Porém, não há ambulâncias adequadas. “Poderíamos atender ainda melhor se tivéssemos uma ambulância equipada, pré-hospitalar, e com acréscimo de efetivo para que pudéssemos dar esse atendimento de qualidade”, afirma o tenente José Pohlmann, comandante dos bombeiros de Lajeado.


A EGR deveria repassar uma ambulância para cada corporação que atende algum trecho de rodovias administradas pela empresa. Ao menos três veículos foram herdados das antigas concessionárias. A documentação para que eles possam ser utilizados ficou pronta somente na semana passada. Segundo a EGR, a operação deve começar ainda em janeiro.


“A nossa rede está no limite. Se diminuir, quebrar uma ambulância, teremos sérios problemas. Um problema mecânico, teremos problemas. Precisamos recuperar a rede, retomando as ambulâncias da EGR”, afirma o secretário de Saúde de Lajeado, Glademir Schwingel.


Para reforçar o atendimento nas estradas, quatro ambulâncias novas, sendo duas de suporte avançado, foram entregues aos municípios de Butiá, Guaíba, Rio Pardo e Vacaria.

 

Clique no link abaixo e assista ao vídeo da reportagem da RBS notícias:

 

Fonte:http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/01/egr-atrasa-entrega-de-ambulancias-em-quatro-pracas-assumidas-no-rs.html