Maio marca um período especial para o Corpo de Bombeiros. Isso porque duas datas importantes celebram a profissão: no começo do mês, dia 4, há o Dia Internacional do Bombeiro; já outros países, entre eles Portugal, comemoram no dia 26, hoje, o Dia Nacional do Bombeiro. E aproveitando a ocasião, o Bem Paraná compilou uma série de dados operacionais sobre a corporação, os quais revelam que, em Curitiba, os bombeiros atenderam neste ano uma média de 44 ocorrências por dia ou uma situação a cada 33 minutos, aproximadamente.
Desde o começo do ano, conforme dados extraídos do Sistema Digital de Dados Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná (SYSBM-CCB), os bombeiros atenderam um total de 6.334 ocorrências na capital paranaense. Em comparação com igual período do ano anterior, quando haviam sido registrados 6.440 atendimentos no estado, o número de registros teve uma pequena redução, de 1,67%.
O perfil dos atendimentos, no entanto, segue parecido nos dois anos e um fato curioso é que os incêndios estão longe de ser a principal demanda, apesar da relação histórica e simbólica da corporação com o combate ao fogo - não à toa, no Brasil o “Dia do Bombeiro Brasileiro” é celebrado desde 1954 em 2 julho , quando também se celebra a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.
Considerando-se a natureza dos atendimentos, a principal ocorrência, em disparado, são os acidentes de trânsito, com 3.200 registros (50,5% do total em 2021) de situações como atropelamento, capotamento, colisão, capotamento, engavetamento e tombamento.
Em seguida aparece o APH (Atendimento Pré-Hospitalar), que engloba situações como agressões, quedas, intoxicação ou envenenamento, tentativa de suicídio e ataque de animal. Desde o começo do ano, foram 2.237 ocorrências desse tipo (35,32% do total) feitos através do 193.
Na terceira posição, enfim, aparecem os incêndios, com 486 registros (7,67% do total), seguido ainda pelos casos de busca e salvamento (301 registros ou 4,75%), atendimento comunitário (108 ou 1,75%) e desastres naturais (2 ou 0,03%).