O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuou no combate a um incêndio na vegetação de chácara de eventos no Parque Santa Rita VII, em Goiânia. As chamas tiveram início na manhã da quarta-feira (2) e apesar de já terem cessado, o local ainda permanece com muita fumaça.
Elbson Ferreira da Silva, de 39 anos, mora no setor, testemunhou o evento e disse que todo ano acontece esse tipo de incêndio, porém, nesta quarta-feira, as chamas foram mais intensas. O garçom disse também que apenas um muro divide a chácara de algumas casas vizinhas, causando ainda mais risco aos moradores.
“Foi necessário tirar o botijão de gás de algumas casas para que não houvesse explosões”, disse Elbson.
Já de acordo com o CBM, a equipe utilizou técnicas de combate a incêndio florestal, com o uso de sopradores, abafadores e linhas de combate direto, eles conseguiram controlar a queimada resguardando as residências e edificações da região.
Os bombeiros não souberam informar se o incêndio foi acidental ou se foi intencional. Entretanto, conforme os mesmos, a baixa umidade do ar, o calor e os ventos desta época do ano facilitam a propagação das chamas colocando em risco a fauna, a flora e a qualidade do ar.
O Mais Goiás tentou contato com o proprietário do lugar, mas sem sucesso.
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira