O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na sexta-feira (24), realizou a tradicional travessia do Rio Paraná, em Rosana (SP).
O evento está em sua 12ª edição, que consiste no encontro de militares de todo o Estado para participarem da conhecida descida a nado de 10 quilômetros pelo rio.
Segundo o capitão Cláudio Aranda, o objetivo é o treinamento para as operações de verão, tendo em vista a proximidade da estação, que se inicia no dia 22 de dezembro de 2023 e se estende até 20 de março de 2024, e é um período de grande visitação a pontos turísticos como balneários, praias e represas. Além disso, o evento é uma confraternização entre os membros da corporação.
Nas reuniões, foram realizados exercícios de embarcação, treinamento aquático e com os novos equipamentos, e preparação física.
Durante a travessia, os integrantes do Corpo de Bombeiros também realizaram, através de técnicas de mergulho, a retirada de lixos acumulados no fundo do Rio Paraná.
No total, participaram da travessia 280 bombeiros militares e 10 civis.
Tradição
Segundo o comandante do Destacamento de Bombeiros em Rosana, sargento Valdemir Valdemar de Souza, o evento começou em 2005, com uma natação equiparada com os integrantes da base local. E, com o passar dos anos, a ideia do evento passou a ser efetuada em outros grupamentos de bombeiros do Oeste Paulista, como em Presidente Venceslau (SP) e Presidente Prudente (SP).
Em 2018, a ação se expandiu para outras cidades do Estado de São Paulo e reuniu bombeiros de diferentes locais, como Bauru (SP), Assis (SP), São Paulo (SP), Araçatuba (SP), Mirante do Paranapanema (SP) e Cândido Mota (SP), e ainda corporações militares dos estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul.