As entidades representativas dos militares estaduais ABERGS, ABAMF, ASSTBM e FERPM reuniram-se no dia 28 de maio com o Deputado e Presidente Estadual do PMDB, Edson Brum.
Na oportunidade, o Deputado assumiu o compromisso com a categoria através de sua bancada, no sentido de aprovar as alterações propostas pelo no novo plano de carreira.
O Dirigente do PMDB confirmou se caso o novo plano de carreira não seja encaminhado para a Assembléia Legislativa pelo Governo Tarso Genro, com certeza será contemplado no Plano de Governo do PMDB, visando às eleições de 2014, ressaltando ainda, que as entidades terão representação ativa na construção deste Plano através da temática de Segurança Pública.
O Parlamentar também referiu, que a exigência exclusiva de Curso de Direito para ascender ao nível de oficial superior da Brigada Militar é um completo contrassenso, pois desprestigia inúmeras outras formações de suma importância para a Corporação e para a sociedade.
Outro aspecto analisado e que despertou interesse do Deputado, é o fato do Projeto de Carreira visar o equilíbrio previdenciário. Edson Brum também classificou como um absurdo o governo do Estado não promover as Praças e Tenentes tendo mais de 4.000 cargos em aberto e ao mesmo tempo promover Oficiais superiores no excesso sem existir a respectiva vaga.
O Deputado também elogiou o excelente trabalho da ABERGS em prol da independência do Corpo de Bombeiros e lamentou a falta de visão do atual governo, visto o mesmo não ter emancipado a corporação mesmo depois de tanta discussão e apoio da sociedade.
O Presidente do PMDB ainda frisou que o tema emancipação dos Bombeiros já foi amplamente discutido no partido, inclusive com a presença de corporações independentes no País e com certeza fará parte de fato do Plano de Governo, sem enrolações.