Na manhã de terça-feira (7), o Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Horizontina comemorou o seu 33º aniversário com a solenidade de entrega de uma nova viatura Auto Resgate (AR).
Conheça mais sobre o Pelotão
O Pelotão de Horizontina foi criado em 02 de março de 1990, com um efetivo inicial de 12 militares. Atualmente, possui 16 bombeiros militares e é responsável pelo atendimento das ocorrências dos Municípios de Horizontina, Tucunduva, Novo Machado e Doutor Maurício Cardoso, que possuem, no somatório, uma população de mais de 32 mil habitantes.
Com o recebimento da viatura Auto Resgate, Horizontina passará a contar com duas viaturas do tipo AR (Auto Resgate). Além delas, o Pelotão possui para atendimento operacional em ocorrências uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), conhecida como caminhão de bombeiro, uma viatura Auto Escada Mecânica (AEM), uma viatura tipo pick-up e um barco com motor. Já para realização dos serviços administrativos, como fiscalização, treinamentos e prevenção, o Pelotão conta com três viaturas leves e uma motocicleta.
Auto Resgate (AR) e os atendimentos de ocorrências
A viatura AR foi adquirida através do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG), no valor total de R$ 321.420,00, em parceria com a empresa John Deere, Prefeitura de Horizontina e o efetivo local.
No ano de 2022 foram atendidas pelo Pelotão de Horizontina 903 ocorrências, entre incêndios, remoção de fontes de perigo, sinistros de trânsito, buscas, salvamentos e resgates, e, destas, 471 ocorrências foram de atendimento pré-hospitalar, que justifica a necessidade do recebimento da Auto Resgate.
Segundo o Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, Comandante-Geral do CBMRS, a entrega da nova viatura Auto Resgate ao Pelotão de Horizontina é "a concretização da integração entre a comunidade, o empresariado, a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros Militar para prestar um serviço de maior qualidade aos cidadãos da região".
Comandante-Geral realiza reunião com integrantes do 12º BBM
O Comandante-Geral, Coronel Estêvam, aproveitou a oportunidade e, na parte da tarde, realizou uma reunião de apresentação do 12º Batalhão de Bombeiro Militar, que foi conduzida pelo comandante do BBM, Tenente-Coronel Daniel Dalmaso Coelho.