Coordenadores da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, com a sensação de missão cumprida, acompanharam nesta quinta-feira (6), a entrega do primeiro helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – CBMRS. Com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite; do Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues e inúmeras outras autoridades, o Parque Marinha do Brasil, recebeu a aeronave AW 119 kx Koala.

Desde 2017, a ABERGS junto do CBMRS vinha realizando reuniões periódicas com o governo para a aquisição da aeronave, extremamente importante para ampliar ainda mais o trabalho realizado pela Corporação, que possui pilotos que daqui para frente deverão atuar pelos ares. Em 2022, o na época governador Ranolfo Vieira Jr. anunciou em formatura do CBMRS, que a Secretaria de Segurança Pública estava autorizada a lançar o edital para a compra do helicóptero, iniciando assim a realização de mais uma conquista do CBMRS.

“Os homens e mulheres que constituem o Corpo de Bombeiros Militar do RS estão de parabéns por essa conquista, e o mais importante é que tamanha realização se faz em prol da sociedade gaúcha, a maior beneficiada por mais um instrumento de resgate da Corporação. Temos dois Bombeiros Militar pilotos que estão prontos para contribuir com o seu melhor. Ressaltando que o helicóptero servirá para muito além dos momentos de tensão, servirão para salvar vidas, com o transporte de órgãos, ou chegar a lugares antes inalcançáveis. Os bombeiros militares e a sociedade gaúcha estão de parabéns, e a ABERGS feliz, em poder ter contribuído para a realização deste sonho”, disse o Coordenador Geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco.

Contudo, cabe salientar que a felicidade poderia ter sido muito maior se o primeiro helicóptero do CBMRS tivesse sido entregue na data máxima da Corporação, que é o Dia Nacional do Bombeiro Militar - 02 de julho, onde a Corporação recebeu mais de 5 mil pessoas no evento “CBMRS de Portas Abertas” na capital gaúcha.

Da ABERGS, também prestigiaram a solenidade de entrega da aeronave os Coordenadores Geral Adjunto, 1º Sargento Ubirajara Ramos; e o Coordenador Adjunto de Secretariado, 2º Sargento Nelvio Rodrigues.

 

Detalhes sobre a aeronave

O AW 119 kx Koala tem espaço para dois pilotos, seis tripulantes operacionais e maca, além de guincho para içar vítimas e gancho de transporte com capacidade de carga de 1,2 tonelada.

A partir de agora, o CBMRS poderá utilizar a aeronave em operações de busca e salvamento, resgate, operações de defesa civil, reconhecimento, prevenção de afogamentos, remoção de pacientes, combate a incêndios (inclusive florestais), visto que possui um "bambi bucket", espécie de "balde" para levar água; e transporte de órgãos para transplantes.

Com autonomia de 2h30min em velocidade de cruzeiro, a aeronave poderá percorrer até 500 quilômetros sem parar para abastecimento, sendo possível voar por instrumentos, quando não há boas condições visuais, como no caso de fortes neblinas, ou até mesmo à noite.

 

Veja a fala do Coordenador Geral e do Comandante Geral do CBMRS, clicando AQUI.

 

Imagens: Wilson Genês Cardoso

 

ABERGS

Unidos em um só corpo, Corpo de Bombeiros!