O Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou na sexta-feira (24) a formatura de 387 novos praças, o que representa um aumento de 20% no efetivo da corporação. O evento, com as presenças do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, também foi alusivo ao Dia do Bombeiro Paraense e aos 141 anos do CBM-PA, instituído em 24 de novembro de 1882.

“Este é um dia histórico. Este concurso se consolida como o maior do Corpo de Bombeiros na história do Pará, com 387 novos colaboradores. Isto é motivo de orgulho, de planejamento, de investimentos e, acima de tudo, de escolha de prioridade. Nós não paramos por aí. Já iniciamos o novo concurso com mais de 1.800 vagas, que permitirá dobrar o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, e assim permitir que possamos ter novos quartéis e batalhões, levando o efetivo ao interior do Estado para cuidar de gente e do meio ambiente, para estar zelando pelo povo paraense. Sejam bem-vindos!”, disse o governador Helder Barbalho, destacando os investimentos realizados pelo governo do Estado no aumento do efetivo e aprimoramento da corporação.

Dos 387 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) deste ano, 319 são do Polo de Belém, 40 do Polo de Marabá (no Sudeste) e 28 do Polo de Santarém (Oeste).

O soldado Leonardo Quintela contou que sempre sonhou ser bombeiro, como seu pai. “Hoje, após essa árdua batalha, esse curso, estou sendo coroado e muito feliz de realizar esse sonho. Pra mim é uma honra. Além de seguir o legado do meu pai e fazer meu nome, é muito gratificante. Essa formação foi muito difícil, mas tive muito apoio e aprendi muita coisa para servir bem à sociedade”, ressaltou.

Maior da história - O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Jaime Benjó, lembrou que a atual gestão está promovendo a maior estruturação já vista pelos bombeiros militares. “É uma grande alegria como comandante-geral, nesses 141 anos, entregar para o povo do Pará 387 novos bombeiros e bombeiras. É uma grande honra. Esta é a maior turma de soldados já entregue para a população. E o próximo concurso, com 1.823 praças e 120 oficiais, que dá um total de 1.943, é o maior concurso da história. É uma grande alegria para a corporação, que está em festa”, garantiu o comandante-geral.

As provas do próximo concurso do Corpo de Bombeiros Militar estão previstas para janeiro de 2024.

Quem já garantiu um lugar na corporação, celebra a conquista. “A gente entende hoje que o bombeiro é fundamental para a sociedade. Quando entramos, não sabíamos como servir à sociedade, mas com a formação nós aprendemos. Aquele que protege, que ajuda, que resgata, da melhor forma possível. Essa formatura fica marcada como o início de uma nova história, um novo tempo. A corporação é centenária. É uma instituição que tem crescido em estrutura, efetivo e capacitação”, destacou o soldado George Santos.