ESTRELA | "Eu tenho muito a agradecer. Para sempre eu vou lembrar o que eles fizeram por mim". Com essas palavras, o morador de Estrela, Leandro Gorgen (40) demonstrou gratidão ao Corpo de Bombeiros por ter salvo a vida dele. No dia 27 novembro o estrelense levou um choque elétrico em casa e quase morreu. A ação rápida do Corpo de Bombeiros de Estrela garantiu que o homem sobrevivesse.
Para agradecer a guarnição que esteve na ocorrência, Gorgen visitou o quartel na tarde de ontem (16). Emocionado, ele demonstrou para o sargento Ângelo Vicente Wendt e os soldados Gabriel Vanzin e Rodrigo Cardoso a importância do atendimento. "Eu nasci de novo por causa de vocês", disse. Após o choque, Leandro ficou seis dia na UTI do Hospital Estrela e mais quatro no quarto. Hoje, ele já está quase recuperado e não apresenta sequelas. Os dois soldados e o sargento destacaram a satisfação em poder salvar vidas e agradeceram a Deus pelos sucesso no atendimento. "Eu atribuo a Deus porque a gente é o braço estendido dele", destaca o sargento.
O comandante da corporação de Estrela, tenente Paulo Cesar Sulzbach esteve presente na visita de Leandro e ressaltou que a gratidão do estrelense é uma forma dos bombeiros reafirmarem o dever de salvar e proteger. "Para nós é emocionante essa visita aqui. Essa imagem de agradecimento jamais vai se apagar da nossa mente até quando a gente for para a reserva. Essa visita hoje do Leandro no quartel é importante porque é um gesto de gratidão e reconhecimento que vai nos motivar a fortalecer", disse.
Como aconteceu
No dia 27 de novembro Leandro almoçou na empresa de peças onde trabalha e depois foi para casa no Bairro Cristo Rei. Quando chegou, resolveu subir no telhado para limpar a calha. A mulher dele, Viviane Schmidt (33) estava com o filho do casal de três meses vendo televisão na sala. Por volta das 13h, ela ouviu gritos e subiu no telhado quando viu a situação do marido. "Ele tomou o choque e ainda conseguiu dizer 'me ajuda'". Imediatamente, a mulher desligou a fonte de energia e começou os primeiros procedimentos de socorro.
Uma vizinha ligou para o Corpo de Bombeiros (193) que chegou no local em menos de cinco minutos. Eles fizeram a reanimação cardiorrespiratória e utilizaram o desfibrilador automático. Leandro foi levado para o Hospital Estrela em seguida. "Quando nós chegamos ele estava praticamente morto. Percebemos que ele tinha chance quando o coração respondeu ao aparelho", conta o soldado Cardoso.
Único sobrevivente
Em oito dias três pessoas foram atingidas por choque elétrico em Estrela e duas delas morreram. O primeiro caso foi no dia 19 de novembro quando um jovem morreu eletrocutado no interior do município enquanto trabalhava em uma obra. Já no dia 23, um homem de 45 anos morreu após uma descarga elétrica no Centro. No dia 27, Leandro levou o choque e sobreviveu.
Algumas dicas de segurança
Colocar protetores em tomadas
Não sobrecarregar adaptador T
Sempre usar sapato fechado ao manusear máquinas
Cuidar os fios desencapados
No manusear aparelhos ligados na luz após sair da água como piscinas
Desligar a fonte de energia quando for trocar chuveiro ou outros aparelhos