“Incêndios nas Áreas Verdes: Consequências da Ação Humana” é o nome da exposição fotográfica que pode ser apreciada até o dia 15 de outubro no Espaço Cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Nas imagens, cedidas pelo 5º Batalhão dos Bombeiros Militar de Minas Gerais, são apresentados diferentes incêndios que ocorreram neste ano pela cidade. A exibição, organizada pelo Programa Escola Água Cidadã (Peac), pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Essa temática é fundamental, principalmente, neste período, em que encontramos uma combinação de altas temperaturas, baixa umidade do ar e fortes rajadas de vento. Queimadas de lixo irregular, bitucas de cigarro jogadas de forma incorreta na natureza e outras atitudes indevidas podem originar grandes danos ao ser humano e ao nosso meio ambiente”, disse Celismar Costa, gerente ambiental do Dmae.

Formada por 21 fotografias, a mostra escancara a fauna e a flora consumidas pelo fogo em Uberlândia, em uma condição que afeta, também, a saúde dos moradores em geral.

“Esses incêndios consomem inúmeras espécies, destroem mananciais e áreas de recarga, e só potencializam essa escassez hídrica que estamos vivendo. Junto ao trabalho dos bombeiros e das brigadas, a exposição se mostra relevante ao mostrar as consequências das queimadas e motivar o envolvimento da comunidade nessa questão”, falou Costa.

Peac

Criado em 2002, o Programa Escola Água Cidadã (Peac) tem como principal objetivo educar a comunidade para o uso responsável da água e dos recursos ambientais, a partir de ações de conscientização. Escolas públicas e privadas, da pré-escola ao ensino universitário, associações de moradores e empresas podem conhecer mais sobre saneamento em ações de sustentabilidade ambiental por meio do programa.

Desde o ano passado, as atividades estão sendo realizadas de forma remota, através do projeto “EducAção Virtual”. As aulas em vídeos e os materiais interativos sobre saneamento e sustentabilidade são disponibilizadas pelas plataformas digitais e redes sociais. Para agendamentos de palestras e visitas on-line do Peac, é preciso entrar em contato pelo e-mail eaguacidada@gmail.com ou telefone 3233-2567.