A denúncia de uma possível queda de aeronave mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros, resgate e até o helicóptero Águia da Polícia Militar na região de Torre de Pedra, no interior de São Paulo.
O caso foi registrado nesta quarta-feira (3), após uma pessoa ligar para as corporações e afirmar ter visto um avião de pequeno porte cair em uma área de mata da cidade.
Diante da gravidade da denúncia, pelo menos seis equipes do Corpo de Bombeiros, das bases de Sorocaba, Itapetininga, Tatuí e Botucatu, foram até o local. Buscas foram realizadas, mas apesar do empenho, nada foi encontrado.
Até mesmo um helicóptero Águia da Polícia Militar e o resgate da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) foram enviados à região para facilitar a identificação de possíveis destroços da aeronave e feridos.
Segundo a CCR, a empresa foi acionada às 9h34, via 0800, para atender a ocorrência entre Bofete e Torre de Pedra. A concessionária deslocou cinco viaturas com nove colaboradores para dar apoio ao Corpo de Bombeiros, que atuou na ocorrência com 15 agentes.
Após aproximadamente 4h30 de buscas, as equipes encerraram os trabalhos e concluíram que a denúncia era falsa.
Orientações
No caso da suposta queda da aeronave em Torre de Pedra, não foi possível identificar se a denúncia foi um trote ou alguma outra ocorrência que pode ter gerado a confusão.
No entanto, segundo o Corpo de bombeiros, essa e outras tantas comunicações equivocadas atrapalham o atendimento de ocorrências verdadeiras, ocasionando a demora no atendimento, fator que pode ser vital para quem realmente precisa.
Ao g1, a corporação emitiu uma nota explicando que "o trote, bem como os familiares e amigos de quem o faz, também estão sujeitos a necessitar dos serviços de emergência, por isso pedimos a colaboração de todos para a conscientização e extinção de tal prática".