Um novo filhote começou o treinamento para atuar como cachorro de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O cabo Genivan Küll, que atua na guarnição de Itapema, no Litoral Norte, recebeu há uma semana o desafio de formar um binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) com o recém chegado Bob, de 54 dias.
O novo integrante foi escolhido pelo próprio cabo Genivan entre outros sete filhotes disponíveis. O bombeiros é cinotécnico, especialista em atuação com cães e tem mais de 300 horas de estágio de formação.
“O Bob se destacou pela energia e disposição dele, bem como pela coragem apresentada nos testes, que são características que buscamos em um cão para buscas, além disso, o contato dele com humanos foi um ponto positivo”, destacou o cabo Küll.
Segundo o corpo de bombeiros, o labrador Bob é de São Paulo, do mesmo canil do cão de busca Orion, que foi certificado em fevereiro junto com outros dois animais.
O nome do filhote, Bob, foi escolhido por conta de um desenho animado dos anos 90, chamado “O Fantástico Mundo de Bob”.
Espera
O bombeiro conta que está na expectativa para formar um binômio há pelo menos 12 anos. Desde então, ele vem se preparando para a tão sonhada oportunidade.
“Eu estava ansioso para a chegada do Bob, mas preparado, era algo que queria muito, desde antes de 2019, quando fiz o curso de cinotecnia. Aqui em casa ele vai ter muito carinho e a companhia de mais um cão, para brincar bastante”, conta.
A partir de agora o bombeiro terá que treinar e preparar Bob para as certificações que acontecem a partir dos 15 meses. Essas certificações são obrigatórias para que um cão entre em operação.
“Eu tive um labrador, que infelizmente faleceu por conta da idade avançada, mas sempre fui muito ligado com a raça e com a área da cinotecnia, o que vai me ajudar com o treinamento do Bob e, em breve, nos deixar prontos para atender aos cidadãos”, conclui.
Em fevereiro, três cães treinados desde filhotes foram certificados, integrando a equipe dos bombeiros com nove cachorros de busca (relembre no vídeo AQUI).