Neta do cão-bombeiro Ice, a filhote Sol chegou a Chapecó, no Oeste catarinense, para receber treinamento do Corpo de Bombeiros. A cadela vai receber instruções da corporação para atuar em operações de busca e resgate. O cão Ice participou de ocorrência de salvamento aquático, busca de vítimas no desastre de Mariana (MG) e como voluntário para alegrar a vida de pacientes no hospital.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Sol chegou a Chapecó há uma semana, em 3 de agosto. A cadela tem três meses e veio de avião do estado de Alagoas. Ela é treinada desde o 20º dia de vida.
Em cerca de 18 meses, Sol deve estar pronta para começar as provas de certificação. Depois, poderá ajudar em casos como a busca por pessoas desaparecidas. A cachorra está recebendo instruções de um bombeiro formado como cinotécnico, especializado em treinar esse tipo de animal.
Cães de busca
Sol nasceu por inseminação artificial. Ela também é neta de Malu, outra cadela de busca do Corpo de Bombeiros catarinense. Malu e Ice são considerados os melhores cães desse tipo na corporação.
A filhote foi doada aos bombeiros catarinenses pelo estado de Alagoas. O gesto é uma retribuição a outro cão, dado pela corporação de Santa Catarina aos alagoanos.
Em Santa Catarina, o uso de cachorro em operações de busca e resgate no Corpo de Bombeiros começou em 2003. Atualmente, os cães também atuam em visitas a hospitais, centros clínicos e casas de apoio, sempre acompanhados por um bombeiro.
Fonte: G1 SC