O sistema de videomonitoramento 24h da Secretaria de Segurança Pública de Foz do Iguaçu está contribuindo para dar ainda mais agilidade aos atendimentos do Corpo de Bombeiros em diversas ocorrências. Uma parceria entre as duas instituições possibilita o acesso da Central de Operações do 9º Grupamento de Bombeiros às imagens das 305 câmeras instaladas em todas as regiões da cidade.
A operacionalização do sistema na unidade também contou com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação.
“Com a instalação do sistema de acesso de monitoramento do município, nossa central agora pode buscar imagens dessas câmeras e visualizar em muitos casos os locais do sinistro, proximidades e adjacências, facilitando o gerenciamento do socorro”, comentou o Tenente-Coronel Edson Leonel Rodrigues.
O compartilhamento do sistema de videomonitoramento pela prefeitura foi feito após a instalação de painéis de televisores na Central de Operações, obtida com recursos da corporação. A novidade integra a nova estrutura da maior unidade do estado, inaugurada no ano passado, na Vila A, com 5,8 mil metros quadrados.
“O Corpo de Bombeiros presta um serviço de excelência para Foz do Iguaçu e região e somos parceiros para aperfeiçoar ainda mais este trabalho que salva vidas e garante um atendimento de qualidade à população”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio Jahnke.
Prevenção
De acordo com Jahnke, o sistema de videomonitoramento, sediado na Guarda Municipal, além de possibilitar a identificação de locais de ocorrências, atua como fator preventivo de acidentes.
“No caso de acidentes de trânsito, Foz registrou 88 mortes em 2011; já em 2022, esse número caiu para 24. Isso se deve, em parte, às câmeras espalhadas pela cidade, que ajudam a reduzir o índice de acidentes”, informou.
Além da parceria com o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Segurança Pública também faz o compartilhamento do link das imagens com os membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que atuam em várias instituições.
Central de Operações
A Central de Operações do 9º Grupamento de Bombeiros é o setor corporativo responsável por atender os chamados de socorro pelo número 193. No local, os profissionais de plantão fazem a triagem da emergência e encaminham para as equipes e viaturas mais próximas da ocorrência.
Em Foz do Iguaçu, o serviço de socorro funciona em três unidades da corporação: Vila Maracanã, São Francisco e Vila A.
O atendimento de emergências pelo Corpo de Bombeiros é ininterrupto, funcionando 24h, em regimes de plantões. A corporação é responsável por atender incêndios, resgates e atendimentos pré-hospitalares.