O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), assinou nesta sexta-feira (29/4) um acordo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a realização da especialização em Segurança contra Incêndio em Edificações pelos alunos-oficias em formação na Academia de Bombeiro Militar (ABM). A parceria já terá validade para os 53 cadetes em formação no momento – está é a primeira turma de futuros capitães cujo ingresso no CBMRS, como instituição vinculada diretamente à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O acordo foi assinado pelo secretário estadual da Segurança Pública, coronel Vanius Cesar Santarosa, pelo comandante-geral do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Júnior e pelo reitor da UFRGS, professor doutor Carlos André Bulhões Mendes, em solenidade no Centro Cultural da Universidade.
Com a parceria, o curso de pós-graduação integrará o currículo de formação dos capitães do CBMRS que, em sua conclusão, receberão a titulação de especialistas em Segurança Contra Incêndio em Edificações pela UFRGS. A especialização totalizará 360 horas/aulas, compreendendo treinamentos e atividades laboratoriais que abordarão temas como legislação, licenciamento em segurança contra incêndio, ciência e dinâmica do incêndio, patologia das edificações, investigação de incêndio, segurança estrutural, controle dos materiais de revestimento das edificações em situação de incêndio, instalações hidráulicas, saídas de emergência, instalações e equipamentos de proteção contra incêndio, dentre outros.
“O termo converge com os princípios do programa RS Seguro, orientado pelo tripé de diretrizes de integração, inteligência e investimento qualificado. Grato a UFRGS pela parceria que viabilizará o aprimoramento técnico das futuras lideranças do CBMRS, possibilitando assim, um atendimento ainda melhor à comunidade gaúcha. O nosso Corpo de Bombeiros Militar já é referência nacional em licenciamento de Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCIs) e, certamente, os futuros capitães, com o aporte científico da especialização somado ao conhecimento do curso de formação, trarão profissionais altamente capacitados para garantir a prevenção e segurança contra incêndios”, afirmou o secretário Santarosa.
“Esta ação pioneira direcionada à primeira turma de formação de oficiais desde a desvinculação do CBMRS, garantirá o conhecimento técnico-científico avançado necessário para os gestores das Seções de Segurança contra Incêndio responsáveis pela emissão dos alvarás. A expertise dos professores de ambas as instituições qualificará sobremaneira a tomada de decisões nas análises e vistorias dos PPCIs, reforçando o compromisso do CBMRS em proporcionar eficiência e efetividade à segurança dos cidadãos", acrescentou o comandante-geral da corporação, coronel Luiz.
O reitor da UFRGS também destacou que a sociedade como um todo se beneficia com a especialização do futuro quadro de gestores do CBMRS. “É com a alegria e satisfação que a UFGRS tem em servir, principalmente a sociedade gaúcha, que assim também o faremos com os profissionais do fogo, do CBMRS", disse o reitor.
O reitor, Professor Doutor Carlos André Bulhões Mendes, o vice-pró-reitor de relações institucionais, Maurício Viegas da Silva e a Professora Ângela Gaio Graeff receberam a comenda do CBMRS. A honraria constitui a maior distinção concedida pela autoridade máxima da Instituição, sendo entregue a autoridades e personalidades em reconhecimento pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados ao CBMRS.
No ato, estavam presentes, também, os 53 cadetes do Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM), turma esta composta por 14 mulheres e 39 homens que iniciaram o CSBM em março de 2021.
Texto: Kelly Motter/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP