Goiânia – Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Goiás resgatou um gato-do-mato em uma residência de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, na manhã da última terça-feira (28/9).

O animal tinha sido confundido com um “filhote de onça” por um idoso de 70 anos. O felino apareceu na residência dele, junto a bichos domésticos.

A equipe de salvamento chegou ao local e verificou que o “filhote de onça” era, na verdade, um gato-do-mato, também conhecido como gato-maracajá.

O felino estava cercado por móveis e não apresentava lesões. Os bombeiros fizeram a contenção em caixa apropriada para transporte e o gato foi solto em uma área de preservação ambiental.

Distribuição

A espécie mais comum do felídeo no Centro-Oeste do país é a do gato-do-mato pequeno, que muda de nome conforme a região. Se assemelha bastante aos gatos domésticos, sendo apenas um pouco maior e mais pesado. Dependendo da situação, como a ocorrida em Luziânia, pode ser facilmente confundido com bichanos criados em casa.

Mas, segundo especialistas, recomenda-se manter distância caso se depare com um animal destes. Por ser um bicho selvagem, pode ser agressivo caso se sinta ameaçado. Possui garras e dentes bastante afiados.

Trata-se de um mamífero comum na América Central e América do Sul. É parente próximo da jaguatirica. É listado como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e a população está ameaçada pelo desmatamento e conversão de habitat em terras agrícolas.