Um adolescente de 15 anos foi encontrado submerso em uma represa no Bairro Monsenhor de Souza em Catalão, no Sudoeste do Estado de Goiás. Um dos bombeiros conseguiu reanimar o menor após fazer mergulho sem aparelho de oxigênio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao chegar no local, testemunhas mostraram onde o adolescente tinha sido visto pela última vez. Ao iniciarem a busca, o menor foi encontrado a três metros de profundidade.
Após a retirada do corpo, foi observado que o menor estava apenas desacordado e foi feita respiração boca-a-boca. Para o resgate, o bombeiro precisou fazer um mergulho prolongado sem aparelhos. Essa tática, de acordo com o tenente-coronel Faria, foi desenvolvida com muita maestria pelo agente, já que necessita de grande preparo físico.
“Esse tipo de resgate é muito difícil do ponto de vista profissional. Ele é feito pelo bombeiro sem a utilização de equipamento de respiração autônoma. Ele é feito com o ar dos pulmões do bombeiro”, destaca o tenente-coronel, ao falar do mergulho. Ele continua: “Então requer uma preparação impressionante. Além do mais, fazer a localização do corpo é dificílimo dessa forma e o grau de êxito de uma vítima que ficou tanto tempo submersa é muito pequeno. De fato, o bombeiro foi um herói”, elogia.
Por causa do primeiro socorro, o menor mostrou uma evolução positiva em seu quadro clínico, sem a necessidade de desfibrilação. O menor foi encaminhado para a Santa Casa de Catalão e está em estado estável.
Fonte: Mais Goiás