O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou nessa sexta-feira (1º) a criação de batalhões do Corpo de Bombeiros em cinco cidades do Piauí: Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Esperantina.
Segundo o gestor, a escolha dos municípios baseia-se no histórico de focos de incêndio e na densidade populacional de cada um deles. As novas unidades operacionais também devem atender localidades vizinhas. Hoje, o Corpo de Bombeiros atua de forma fixa em Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano.
No dia 14 de setembro, Dias anunciou a preparação de um concurso público com 60 vagas para o cargo de soldado bombeiro militar. A previsão é que o edital seja publicado em breve, para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Atualmente, o Piauí é o estado com o menor contingente do país.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Arimateia Rêgo, a ampliação de batalhões possibilitará a melhoria do serviço no Piauí. Entre os dias 5 e 11 de setembro, o estado ocupou o primeiro lugar no ranking brasileiro de focos de incêndio, com 1.438 ocorrências registradas, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“Vamos equipar essa unidades com viaturas de combate ao incêndio, veículos de resgate e administrativos. Desta forma, vamos aumentar a presença nessas regiões e a resposta aos incêndios e à população será bem mais satisfatória”, avalia.
Conforme o governador Wellington Dias (PT), foram solicitados o orçamento dos equipamentos para os novos batalhões do Corpo de Bombeiros, definições de terreno e projetos para construção da estrutura física, além da previsão de pessoal para compor o efetivo. Ainda não há previsão para a entrega das unidades.