Após ser divulgado pela imprensa na tarde desta quarta-feira (22), e sem tratar com as entidades que representam Bombeiros e Policiais Militares, o Fórum dos Militares Estaduais do Rio Grande do Sul (ABERGS, ABAMF, ASSTBM, AESPPOM, AOFERGS, ASOFBM) foi recebido na Secretaria de Segurança Pública - SSP e pela Bancada do MDB na Assembleia Legislativa para tratar sobre a proposta de subsídios do Governo do Estado para os Militares Estaduais.

Na reunião realizada na SSP o Fórum foi recebido pelo secretário adjunto, Coronel Marcelo Gomes Frota, que acompanhado do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RS – CBMRS, Coronel César Eduardo Bonfanti e do SubComandante Geral da Brigada Militar Coronel Vanius Cesar Santarosa, ouviu mais uma vez a posição contrária das entidades, que julgam ser desrespeitadas por ter conhecimento da proposta do governo pela imprensa e pelo fato do Executivo em nenhum momento ter tratado da proposta de subsídio com a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros ou entidades que representam as Instituições. “Estamos sendo tratados como um subproduto da segurança pública”, afirmou o presidente da ABAMF, José Clemente.

O Coordenador Geral da Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, destacou que se olharmos os outros órgãos de segurança pública e se verificarmos as equivalências de valores da remuneração de subsídio, verificamos que existe uma larga disparidade. “Em relação a tudo aquilo que nos é de direito dentro da legalidade, o Governo sempre nos coloca em uma situação abaixo, não existe verticalidade, por conta disso os militares em relação as demais agências de segurança possuem os proventos sempre abaixo e isso comprovamos com dados técnicos”, destaca Ederson.

“Nós não pedimos um tratamento diferenciado, mas pedimos no mínimo aquilo que já temos garantido em lei para que os homens e mulheres sejam valorizados”, completou o Coordenador Geral Adjunto da ABERGS, 1º Sargento Ubirajara Ramos.

Reunião com a Bancada do MDB

Na Assembleia Legislativa, o Fórum foi recebido na Bancada do MDB, pelo líder deputado Fábio Branco e o deputado estadual Sebastião Melo.

“Nossa premissa é de responsabilidade e faremos o que é possível e seguro. Não iremos criar falsas expectativas e para que tenhamos clareza e transparência gostaríamos que vocês nos enviassem o impacto financeiro de tudo o que estamos tratando aqui e do que vocês reivindicam”, disse o deputado Fábio Branco.

O deputado Sebastião Melo ressaltou que opiniões podem ser divergentes, porém o papel do governo e dos deputados é realizar e manter o diálogo.

Encaminhamentos

O Governador Eduardo Leite protocolou no final da tarde desta quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa a votação dos PLCs 504 e 506 em sessões extraordinárias da Assembleia Legislativa para a próxima semana. Com a confirmação deste protocolo as entidades convocam que Militares da ativa e da reserva do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, mais uma vez reúnam-se em frente à Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (28) em um grande ato de força e resistência a favor dos Militares Estaduais.

As entidades que compõem o Fórum Estadual continuarão dialogando dos deputados, líderes de bancada e assessores para que votem a favor dos Militares Estaduais e que não sejam influenciados por informações equivocadas e ilegítimas apresentadas pelo Poder Executivo.

Veja a fala do Coordenador Geral da ABERGS clicando AQUI.

Veja a fala de todos os representantes do Fórum dos Militares Estaduais clicando AQUI.

 

ABERGS na Imprensa: RBS Notícias / Bom Dia Rio Grande

Texto: Assessoria ABERGS, Daiane Roldão.