O governo do Estado inaugurou, na noite desta sexta-feira (24/2), o quartel do 3º Grupamento do 5° Batalhão de Bombeiros Militares no município de Caxias do Sul. A nova sede contemplará toda a zona norte da cidade, beneficiando 32 bairros e mais de 100 mil pessoas. A abertura, que atende a uma antiga demanda da comunidade, contou com a presença do governador Eduardo Leite.
A solenidade marcou a retomada dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar naquela região. A base que atendia à zona norte foi fechada havia sete anos, e a reativação era bastante aguardada pela população. Como o antigo prédio necessita de uma completa reforma, o governo do Estado realizou a locação de um pavilhão a fim de viabilizar as operações. O local foi preparado para receber a nova unidade dos bombeiros e assegurar o retorno dos atendimentos.
Durante o evento, Leite destacou que essa é uma conquista coletiva. "Nós reconquistamos juntos essa guarnição. Conseguimos fazer avanços importantes, porque houve uma mobilização, inclusive da comunidade local. Essa é uma conquista de todos nós, de toda a sociedade. E temos o compromisso de continuar trabalhando para ampliar toda a estrutura de segurança pública", afirmou.
O governo providenciou os equipamentos, os veículos e o efetivo necessários à reabertura. O espaço servirá de base para a atuação de 14 militares, que foram destacados para Caxias do Sul. O investimento contou com recursos do Programa Avançar.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, ressaltou a importância da união de esforços entre Estado e município e do engajamento da comunidade para a concretização dessa entrega: "Foi essa integração que permitiu estarmos aqui retomando essa unidade operacional, que possibilitará uma intervenção mais rápida dos bombeiros. O lema é servir e proteger cada vez melhor a população gaúcha", pontuou.
Situada à Rua Vitório Fabris, no bairro Pioneiro, a nova sede tem localização estratégica, próxima à rodovia RS-453, o que tornará mais ágil a prestação do serviço.
“Com esta inauguração, diminuirá o tempo de resposta para o atendimento às emergências, facilitando o deslocamento das viaturas”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues.
Inaugurado em 2011, o antigo quartel da zona norte de Caxias do Sul foi desativado em 2016, devido à falta de efetivo para compor todas as guarnições do município. Em 2022, recursos oriundos do Avançar possibilitaram a aquisição de viaturas e a destinação de novos soldados para a cidade, viabilizando a reabertura do pelotão.
A partir de agora, Caxias do Sul passa a contar com cinco quartéis de bombeiros em operação, que atendem às diversas áreas da cidade. O governo continuará as ações para a recuperação do antigo prédio, localizado no bairro Pôr do Sol.
Edição: Vitor Necchi/Secom