queda de granizo durou apenas 15 minutos na noite deste sábado (19), em Lagoa Vermelha, cidade de 28 mil habitantes no norte do Estado. Mas os estragos foram grandes e atingiram quase todos os bairros. Um levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros aponta que cerca de duas mil residências sofreram algum tipo de avaria. Equipes da Defesa Civil estão na região avaliando a situação.

Dois ginásios — além de escolas do município — estão de portas abertas para receber moradores que tiveram de deixar suas casas. A procura ainda é baixa. Durante a madrugada, cerca de 10 pessoas buscaram abrigo no Ginásio Adolfo Stella, no Centro. Até a manhã deste domingo (20), mais de 70 mil metros de lona haviam sido distribuídos, número que deve aumentar, já que os atingidos ainda estão procurando auxílio.

— Estamos fazendo o levantamento. São mais de 15 cidades com avarias na zona urbana e na zona rural — relata o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Alexandre Martins de Lima.

De acordo com a RGE, concessionária de energia que atende a região, cerca de oito mil pontos estão sem luz devido ao mau tempo. A interrupção no serviço também atinge Vacaria, na Serra, localizada a cerca de 80 quilômetros de Lagoa Vermelha. A expectativa é de que o abastecimento seja normalizado ao longo do dia.

Outras regiões atingidas

Outros pontos do Estado também registraram queda de granizo. Cerca de 200 casas foram danificadas em Cândido Godói, no noroeste gaúcho. Santa Rosa, Porto Lucena e Campina das Missões também foram atingidas, mas com menor gravidade. O fenômeno também foi registrado em Passo Fundo, Espumoso, Victor Graeff, Gaurama, Erebango, Ernestina, Lago dos Três Cantos, Engenho Velho e Soledade, no norte do Rio Grande do Sul.

Não há registro de problemas nas estradas gaúchas devido ao mau tempo. Ocorrências registradas durante a madrugada já foram atendidas. Em Muçum, no Vale do Taquari, houve queda de barreira na RS-129. Após limpeza, o local foi liberado por volta das 9h30min deste domingo (20). Na madrugada, a queda de uma árvore bloqueou parcialmente a BR-468, em Palmeira das Missões, no Norte. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuou na ocorrência, e o trecho está com trânsito normal.

Em Encruzilhada do Sul, o vento destelhou parte do Presídio Estadual de Encruzilhada do Sul, na Região Central. Lonas foram colocadas emergencialmente e, de acordo com o Corpo de Bombeiros do município, as visitas aos detentos ocorrerão normalmente neste domingo (20).

Fonte: ZH / Mateus Ferraz

Foto: Everton de Lima / Arquivo Pessoal