Um parto de emergência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o Samu, na tarde deste domingo (23), em Blumenau, para o atendimento de uma grávida que estava em parada cardíaca.

A equipe de plantão do Arcanjo-03 de Blumenau foi acionada pelo Samu e se deslocou para o bairro Testo Salto. Segundo os socorristas, a mulher estava há cerca de 30 minutos em parada cardíaca. A equipe do Samu tentou a reanimação cardiopulmonar, mas não havia sinal de pulsação da paciente.

Para aumentar a chance de vida da gestante e do bebê, o médico da corporação decidiu pelo parto de emergência. Após o procedimento, observou-se que o recém-nascido também estava em parada cardíaca, demandando manobras de reanimação cardiopulmonar. A equipe dos bombeiros conseguiram reanimar a criança, que foi estabilizada e encaminhada ao Hospital Santo Antônio. O pai acompanhou o atendimento e foi conduzido junto ao hospital. De acordo com a corporação, o bebê está estável na UTI (Unidade de terapia intensiva).

“Na ocorrência de hoje, trabalhamos muito e com muitas coisas: foi uma ocorrência gravíssima, de extrema importância, de alta complexidade, e nossa sinergia foi incrível. Indescritível o sentimento de retirar a criança em PCR e a emoção de sentir os batimentos cardíacos do recém-nascido após cada esforço empenhado. Só agradecer por estarmos sempre em treinamento”, relatou a enfermeira Thatiany Uliano que atendeu a ocorrência.
 
Segundo relato de testemunhas, a paciente teve uma gestação sem problemas, porém, apesar dos esforços das equipes, morreu local do atendimento. A Polícia Militar e IGP (Instituto Geral de Perícia) também estiveram no local e irão investigar a causa da morte da gestante.