Iniciaram os treinamentos para atendimento de vítimas de soterramento em estruturas colapsadas no 5° Subgrupamento de Bombeiros Independente, em Guarapuava. A capacitação vai até a próxima quarta-feira (7), e tem o objetivo de treinar mais de 60 bombeiros para estarem aptos ao atendimento de ocorrências desta natureza. O treinamento é um dos requisitos para compor a Força Tarefa.
Esta formação atende ao Decreto Estadual n° 7337/2017, que instituiu a Força Tarefa de Resposta a Desastres no Estado do Paraná, que tem a finalidade de proporcionar uma eficiente resposta aos desastres, reunindo, organizando, e direcionando recursos para o atendimento de ocorrências do tipo.
No treinamento, os bombeiros contam com aulas teóricas e práticas. Serão ensinadas técnicas de busca e resgate de vítimas, abertura de acessos nos escombros, movimentação e estabilização de cargas, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e de ferramentas próprias para o trabalho em ocorrências desta natureza. Também serão repassados os protocolos internacionais de atendimento de ocorrências de Busca e Salvamento em Estruturas Colapsadas (BREC).
Após o treinamento, cinco bombeiros com a formação de Busca e Salvamento em Estruturas Colapsadas (BREC), Sistema de Comando de Incidentes (SCI), e Salvamento em Aguas Rápidas (SARP), serão selecionados para compor a Força Tarefa de Resposta a Desastres, e permanecerão em regime de sobreaviso, disponíveis para atender eventuais acionamentos em qualquer área do Estado do Paraná.
Colaboração Jennifer Thereza e Kryssia Kosmos (Rede Massa)
Foto: Kryssia Kosmos/ Rede Massa