Um homem foi resgatado por bombeiros após cair e se afogar em um canal de Santos, no litoral de São Paulo. Apesar de ser levado com vida para hospital, o estado é grave. Segundo o Corpo de Bombeiros, a mobilização ocorreu na tarde desta terça-feira (25), após moradores encontrarem a vítima no canal.
Segundo a corporação, a chamada para a ocorrência aconteceu por volta das 15h. O homem foi visto dentro do Canal 4, entre a Avenida Siqueira Campos e a Rua Rodrigo Silva. Duas viaturas dos bombeiros e uma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas. No local, os bombeiros foram informados de que havia um corpo no canal, já que moradores acreditavam que a vítima estava morta. Entretanto, os profissionais viram que ele permanecia com pulsação.
Segundo informado pelos bombeiros, ele estava em parada cardiorrespiratória quando foi socorrido. Moradores que estavam no local registraram a ação das equipes e relataram que o momento do resgate foi emocionante.
"Achamos que ele estava morto, mas quando um dos bombeiros desceu e percebeu que ele estava vivo, fez um trabalho lindo para tirar ele dali e ressuscitar. Parecia que estavam ressuscitando alguém da própria família. Foi uma coisa linda de se ver, saber que ainda tem profissionais que têm amor à profissão, lutaram com todas as forças, se revezando para fazer o senhor respirar novamente", disse Angelica Maria Parra Huici, moradora que viu o resgate e relata ter se emocionado com a ação.
A Prefeitura de Santos confirmou o atendimento à ocorrência, que se refere a afogamento grau 5, revertido pelo Samu, que realizou o atendimento antecipadamente com a equipe das motolâncias e, também, com a ambulância de suporte avançado de vida (UTI). A vítima foi encaminhada para a UPA Zona Leste, mas a unidade de pronto atendimento alegou não estar autorizada a fornecer informações sobre o estado de saúde do paciente.