Um homem foi resgatado do mar da Praia da Penha, em João Pessoa, nesse domingo (29). Segundo apuração da TV Correio, a vítima, que estava sob efeito de bebidas alcoólicas, se afastou da faixa de areia e não conseguia voltar.
“O afogamento tem várias fases. Começa na angústia, naquela sensação de que algo está errado. Depois vem o pânico, que é a certeza de que já deu errado. E, por fim, ocorre o afogamento propriamente dito. A vítima estava na fase inicial, ainda não tinha aspirado líquido”, explicou o tenente Vandemberg, do Corpo de Bombeiros.
Conforme alerta o oficial, ingerir bebidas alcoólicas antes de tomar banho de mar aumenta as chances de afogamento. Ele orienta que os banhistas evitem essa combinação.
Além disso, o tenente Vandemberg pede que limites sejam respeitados na hora de adentrar ao mar. Uma boa dica é não deixar a água ultrapassar a altura do umbigo.
“Não superestime suas habilidades de nado. Normalmente, quando a gente superestima nossas habilidades natatórias, a gente subestima o risco do ambiente”, avisa o bombeiro.