Na noite do dia 29 de novembro de 2016, realizou-se no Centro de Convivência da Terceira Idade do município de Horizontina a formatura dos alunos que participaram do Projeto Bombeiros na Escola – PROBESC e Bombeiro Mirim. O evento contou com a participação do Cel Adriano Krukoski, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, do Sr Nildo Hickmann, Prefeito de Horizontina, entre outras autoridades civis e militares.
Os projetos de educação preventiva desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) em vários municípios do Estado, têm como objetivo construir uma cultura social prevencionista e a formação de uma consciência solidária e de respeito à vida, além de desenvolver ensinamentos e aprendizados práticos e teóricos das atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros, reforçando a capacidade de desenvolvimento da cidadania.
No município de Horizontina, desenvolvido de maio a novembro de 2016, o Pelotão de Bombeiros subordinado ao 12º BBM sediado no município de Ijuí, contou com parcerias imprescindíveis para o seu sucesso: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Fundação John Deere e ONG Global Communities, possibilitando aos participantes o uso de uniformes, sem custos para os alunos e famílias.
O PROBESC
No transcorrer do projeto Bombeiros com a Escola, bombeiros militares e bombeiros voluntários ministraram as seguintes disciplinas: defesa civil, busca e resgate, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, e desempenho humano, perfazendo um total de 40 horas aula para cada turma.
O projeto contou com 280 alunos matriculados, e apenas 02 desistências, com conclusão satisfatória de 278 alunos do 6º ano do ensino fundamental, abrangendo todas as 10 escolas de Horizontina das redes municipal, estadual e particular, agregando ainda a APAE.
Projeto Bombeiro Mirim
O projeto teve 59 alunos matriculados para receberem o treinamento no quartel do Corpo de Bombeiros, selecionados dentre os 278 alunos que participaram do PROBESC. Com apenas 01 desistência, participaram do ato de formatura 58 Bombeiros Mirins.
Os treinamentos foram realizados aos sábados, sendo uma turma pela manhã e outra à tarde, com instruções das atividades de bombeiros, orientação para o trânsito, educação ambiental, educação anti-drogas, informática, ordem unida, civismo e cidadania, contribuindo com o processo de educação e formação dos futuros cidadãos comprometidos com o bem, com a coletividade e com as atividades sociais e voluntárias.
Cabe destacar que para ser um Bombeiro Mirim, é necessário frequentar a escola e ter bom rendimento escolar.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul sente-se honrado em contar com mais 278 bombeiros por vocação.
Fonte: CBMRS