Os cinco presos mortos durante incêndio criminoso na Penitenciária Estadual de Rio Grande foram identificados. De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários, as vítimas são Vinícius da Silveira Alves, Paulo Ismael Areva Ferreira, Diego Marcelino Ferreira, Dionatha Garcia Martins e Israel Freitas da Silva.
Outros sete detentos ficaram feridos e estão internados na Santa Casa de Rio Grande. De acordo com a casa de saúde, quatro foram encaminhados à ala de queimados e três estão em observação. Um agente penitenciário também ficou ferido e passou por atendimento médico, mas já está liberado.
O fogo começou por volta das 3h30min desta quinta-feira (5) no alojamento um do regime semiaberto, onde 42 presos cumpriam pena. Foram os próprios detentos desta área que provocaram o curto circuito, que deu início as chamas, que se espalharam para a ala do lado, onde haviam 49 detentos. De acordo com a Susepe, os presos da ala atingida serão realocados para outras regiões do próprio presídio.
Ainda no domingo, houve um princípio de incêndio no albergue – área do semiaberto – da penitenciária. Por volta das 5h05min, um curto circuito atingiu a instalação elétrica do alojamento um do anexo do presídio. Os Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam 17 presos, que inalaram fumaça. Na ocasião, não houve danos na estrutura do anexo.
Fonte: Correio do Povo / Foto: Susepe / Divulgação / CP