Um incêndio destruiu vários materiais recicláveis e equipamentos da sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascavani), de Governador Valadares (MG), na madrugada desta quinta-feira (11). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado no padrão de energia da sede da instituição, que estava apresentando problemas.

As chamas destruíram paredes, uma esteira, um elevador de fardo, três prensas e 15 toneladas de materiais recicláveis. Toda a estrutura do galpão ficou comprometida e o órgão não informou se já há uma previsão de retomada dos trabalhos. "Nós contamos com a ajuda da população para poder reestruturar o galpão e voltar a trabalhar; a estrutura elétrica está toda perdida", disse a coordenadora da Ascavani, Raquel Rodrigues.

Os bombeiros demoraram cerca de seis horas para conter o fogo e permanecem no local, na manhã desta quinta, fazendo o trabalho de rescaldo.

Em janeiro deste ano, um outro incêndio destruiu materiais recicláveis da associação. Na época, o fogo se concentrou na parte de trás do terreno da entidade, que fica às margens da BR-116, no Bairro Turmalina.

Projeto

A entidade funciona desde 2002 e conta atualmente com 52 catadores associados, no fim de 2016, a ASCANAVI assumiu a coleta seletiva de lixo no município, ampliando o quadro de funcionários. Nessa quarta-feira (10), o projeto da associação “Rede Solidária Natureza Viva” , em parceria com uma universidade particular de Governador Valadares, foi um dos selecionados para receber financiamento de R$ 70 mil. O recurso será destinado para implantação da coleta seletiva em 10 escolas ribeirinhas da cidade. Mais de 800 projetos se inscreveram para concorrer ao financiamento e apenas 23 foram selecionados para a fase de votação popular

G1 procurou a prefeitura de Governador Valadares, para saber se o município irá fornecer alguma ajuda financeira para a entidade e se há algum posicionamento sobre a coleta seletiva de lixo, realizada pela associação, mas o órgão ainda não se posicionou.

Fonte: InterTV / Vales de Minas Gerais