Um incêndio de grandes proporções atingiu um matagal na Estrada do Varejão, no bairro Lami, zona sul de Porto Alegre, na noite da terça-feira (31). É a terceira vez que o Corpo de Bombeiros é acionado para controlar o fogo no local. As chamas começaram por volta das 20h e foram controladas perto da meia-noite. Ninguém ficou ferido. 

 

Segundo a corporação, o incêndio, na altura do número 232 da Estrada do Varejão, começou na noite de segunda-feira (30). As chamas foram controladas, mas retornaram duas vezes - uma na tarde dessa terça e outra, à noite. Não se sabe a causa inicial do incêndio, mas o mato seco e a falta de chuva podem ser a razão para o retorno das chamas. Cinco hectares foram queimados em dois dias. 

- É um foco de incêndio. Começa, para. Está tudo muito seco, a vegetação é rasteira. Não foi nada grave. Não sabemos dizer por quê o fogo começou, mas ele volta provavelmente por causa da palha seca que tem por baixo (da vegetação) - disse o tenente Fausto Althaus, comandante do pelotão de bombeiros de Belém Novo. 

No terceiro combate, foram necessários três caminhões de bombeiros para apagar o fogo. Os agentes emendaram 18 mangueiras para conseguir alcançar as chamas, que ficam no meio do matagal, há cerca duzentos de metros de distância das residências mais próximas. 

Texto: Karine Dalla Valle