Um incêndio de grandes proporções atingiu, por volta das 4h desta quinta-feira, a Penitenciária Modulada Estadual de Osório, no Litoral Norte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas iniciaram no módulo 1 do presídio, onde ficam os detentos em regime semiaberto, e foram controladas apenas às 7h.
A ala atingida ficou totalmente destruída, mas não há registros de presos feridos com gravidade. Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), quatro apenados foram encaminhados ao hospital, por terem inalado fumala, mas passam bem. No momento do incêndio, havia 123 detentos no módulo.
Para controlar as chamas, os Bombeiros utilizaram cerca de quatro mil litros de água. Outras alas da penitenciária não chegaram a ser atingidas, já que o fogo não se espalhou. As causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão investigadas pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP).
De acordo com a Susepe, a direção da penitenciária estuda alternativas ainda para realocação dos presos. Assim como todo o sistema carcerário gaúcho, a penitenciária de Osório está superlotada: com capacidade para 650 detentos, em fevereiro, segundo a Superintendiência dos Serviços Penitenciários (Susepe), havia 1.575 presos. Já na área anexa à penitenciária a útima contagem apontava 202 detentos, sendo que a capacidade é de 150.
Fonte: Correio do Povo / Raphaela Suzin
Foto: Susepe