Um incêndio destruiu pelo menos cinco casas na madrugada desta quarta-feira (3) em São Marcos, na Serra do Rio Grande do Sul. Ninguém ficou ferido, mas pelo menos dez pessoas estão desabrigadas.
O fogo atingiu a região do Morro do Calvário, no Centro da cidade. Começou em uma casa, e as chamas rapidamente se alastraram para outras residências situadas ao lado.
Cinco moradias ficaram totalmente destruídas e outras tiveram danos parciais. Ainda não se sabe a origem do incêndio.
Segundo os moradores, o incêndio começou em uma casa que servia de ponto para traficantes e usuários de drogas. “Já era pedido pra tirar essa casa daí, porque tinha acesso a ponto de drogas e ameaçava quem morava aqui”, diz a metalúrgica Shirlei Ribeiro.
“Na realidade, a gente tomou conhecimento hoje pela manhã de um abaixo-assinado que eles fizeram e entregaram para um ex-prefeito, não é da nossa gestão”, contrapõe o prefeito Evandro Carlos Kuwer.
Ao amanhecer, era possível ver os estragos. Os destroços e entulhos ficaram espalhados pelo chão. “Destruiu tudo, tem gente que não tem nada, tem criança e não sabe nem onde é que vai parar”, desabafa o auxiliar de produção Emael Ribeiro.
As causas do fogo ainda serão apuradas. O prefeito garantiu ajuda às famílias.
"A gente já deu o primeiro atendimento, psicológico, médico, a alimentação já foi providenciada e já providenciamos também abrigo para essas famílias", sustenta.
Efetivo de Vacaria combateu incêndio
Por falta de efetivo, o quartel de São Marcos só está funcionando das 8h às 20h. Por isso, na hora do incêndio, não havia bombeiros disponíveis para combater as chamas.
"É uma estratégia ficar funcionando só durante o dia, em função da deficiência de hora extra e efetivo, porque à noite seria um período que dá menos ocorrência, mas infelizmente deu essa ocorrência", afirma o tenente Alexandre Machado, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade.
O socorro foi prestado por agentes de Vacaria, que fica a cerca de 80 km dali.
Veja a reportagem clicando AQUI
Fonte: G1/ RS