Um idoso ficou ferido na manhã de desta quarta-feira durante um incêndio que destruiu todo o apartamento no terceiro andar de um prédio na rua Demétrio Ribeiro, entre as ruas Bento Martins e General Auto, no bairro Centro Histórico de Porto Alegre.

Intoxicado pela densa fumaça, Edgar Juarez Pereira, 76 anos, foi resgatado pelo zelador Gilberto Raminelli, 59 anos, com ajuda do síndico, já caído atrás da porta do imóvel em chamas. “Estava no quarto andar e senti o cheiro de queimado. Olhei por uma basculante e imaginei que era o apartamento dele. Vim direto e bati na porta e ele só resmungava”, relatou. “Pedi ajuda para o síndico e arrombamos a porta. Ele estava atrás da porta e puxamos ele, todo coberto de fuligem, para o corredor”, recordou.

A saída até o térreo ocorreu pela escada de emergência, protegidos pela porta corta-fogo. Ambos estavam com máscaras anti-gases adquiridas como medida preventiva pelo condomínio. O zelador contou ainda que orientou os moradores para deixarem o prédio. Ele atribui o sucesso do resgate aos três cursos realizados com os bombeiros, entre outras providências. Observou também que os equipamentos de prevenção de incêndio, como sistema hidráulico com mangueira e extintores, operarem de modo perfeito e auxiliaram no trabalho dos bombeiros em combater as chamas.

Apesar da destruição do apartamento da vítima, o zelador acredita que o desfecho poderia “ter sido pior”. O idoso foi encaminhado pelos policiais militares do 9º BPM ao Hospital de Pronto Socorro, pois o Samu não havia comparecido no local. A ocorrência mobilizou também a EPTC que bloqueou o trecho da rua.

Fonte: Correio do Povo / Foto: Guilherme Testa