Corpo de Bombeiros afirmou, nesta segunda-feira (1º), que o incêndio na turfa da Serra, na Grande Vitória, pode ser considerado controlado.
Desde o dia 18 de abril, moradores da cidade reclamavam do forte cheiro de fumaça, que atrapalhava as atividades do dia a dia.
Lara Nascimento, de 10 anos, já consegue abrir a janela pra estudar no quarto. Fotos enviadas pela avó da menina na última semana mostram como a fumaça do incêndio diminuiu.
“Com as ações dos bombeiros e a chuva, houve uma melhora muito grande. A gente não tem sentido nem cheiro. A ação dos bombeiros chegou em boa hora porque estava ficando insuportável”, fala a aposentada
A criança e sua mãe precisaram tomar vários remédios por conta da fumaça. Nesse momento, Lara toma apenas um anti-alérgico.
“Eu estava sentindo muita dor de garganta, estava respirando mal, espirrando, com dor de cabeça, um monte de coisas. Mas agora deu uma melhorada na fumaça, e eu fiquei melhor”, disse a criança.
Não se vê mais fumaça na área de turfa que queimava entre os bairros Central Carapina e José de Anchieta, na Serra. Boa parte da região está alagada. Os bombeiros precisaram abrir uma vala para espalhar a água de um valão que corta os bairros.
O tenente Monteiro afirma que o incêndio já é considerado controlado, mas que a situação ainda precisa de atenção.
“Como se trata de um incêndio em turfa, nós não conseguimos visualizar o que se passa embaixo do solo. Nesse sentido, a gente precisa manter o serviço”, explicou.
O Corpo de Bombeiros disse que vai permanecer no local até o incêndio ser totalmente extinto.
Fonte: Daniela Carla, TV Gazeta