Nos primeiros 15 dias de 2023 já foram registrados aproximadamente 45 incêndios em edificações no estado de Sergipe. A informação é do Corpo de Bombeiros. O mais recente deles foi na madrugada desta terça-feira (17) e deixou duas crianças mortas. A suspeita é que o incêndio tenha começado pelas chamas de uma vela.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o número de incêndios em edificações aumentou 13 % em 2022, com relação a 2021. No ano passado, foram registradas 572 ocorrências e 505 em 2021.
Em entrevista ao g1, o coronel Jairo Cruz do Corpo de Bombeiros falou sobre os cuidados necessários quando por preciso acender vela em um ambiente fechado.
“Nunca acenda velas ou candeeiros em sua residência e vá dormir ou se ausentar da mesma. Este é um cuidado fundamental para evitar incêndios. Se for acender uma vela ou similares, devem ficar apoiados em cima de uma pedra, por exemplo, e sempre sob vigilância”, disse.
O coronel informou que o Corpo de Bombeiros contabiliza o número de incêndio em edificações de forma geral, isso quer dizer que, pode ser em casas apartamentos, escritórios e outros espaços, já com relação as causas, podem ser velas, curto circuito e várias outras.
Para evitar incêndios, ele destacou outras orientações. “Não sobrecarregue tomadas, mantenha as saídas sempre desobstruídas. Se você é proprietário de uma edificação comercial, priorize que a manutenção dos extintores esteja em dia. Em alguns casos, tenha sempre uma brigada ou um brigadista, devidamente treinado como vigilante da sua edificação comercial”.
Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do número 193.