O Corpo de Bombeiros afirma que os incêndios florestais na Região Serrana do Rio estão controlados. Após uma madrugada de trabalho, os militares atuam no rescaldo em Pedro do Rio e no monitoramento das outras localidades. A força-tarefa no município inclui 30 militares e agentes, com o apoio de viaturas e de agentes de órgãos externos (ICMBio, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil Municipal e Inea). No início da manhã de sábado (19), as equipes trabalharam no combate a vários focos de incêndio na região de Petrópolis, que começaram na quinta (17). Segundo os bombeiros, não há focos ativos no momento.

Em Teresópolis, as equipes debelaram, na manhã deste domingo, um incêndio florestal na área de Bonsucesso e combatem um foco, já controlado, em São José do Vale do Rio Preto. Em Nova Friburgo, cerca de 30 bombeiros atuam em duas frentes de trabalho ativas, no bairro Olaria e em Mury.

'As pessoas têm o hábito de queimar coisas nos quintais'

A previsão é de chuva para este domingo, de acordo com o Alerta Rio, podendo ser forte na parte da tarde. O que deixa os moradores da Região Serrana mais tranquilos.

Em Itaipava, a chef Manoela Rabin (do Cocotte Bistrô), conta que, na noite de sábado, havia focos de queimadas muito fortes na área próxima ao Shopping Estação, na Estrada União e Indústria.

— Não sabemos as causas destas queimadas, um raio pode ser o causador, mas alguns moradores têm o hábito de queimar coisas nos quintais. Outro dia mesmo tinha um caseiro fazendo isso aqui perto, é crime — diz. — Está todo mundo torcendo para cair muita água, só assim para a gente ficar mais tranquilo.

Para ela, muitos que agem assim o faz para não pagar pela coleta. O serviço é gratuito apenas para lixo de casa, vegetal.

— Minha mãe, num outro dia, viu queimarem lixo orgânico perto da casa dela. Tudo isso para não pagar um caminhão para buscar e jogar no local certo. Infelizmente, este serviço não é gratuito, pelo contrário, custa caro, R$ 350. E estamos com problema sério de falta de água na região. São muitas construções e pouca água para todo mundo. Itaipava está virando terra descontrolada. Muito desmatamento e nenhuma preocupação com o meio ambiente.