A ABERGS juntamente com o  Núcleo de Oficiais Bombeiros da AsOfBM, reuniu-se na manhã do dia 19 de Fevereiro na Assembléia Legislativa para tratar com o Deputado Dr. Basegio o andamento da PEC 229 que se encontra na  Comissão de Constituição de Justiça - CCJ e visa dar a Independência ao Corpo de Bombeiros Militar. 
 


De acordo com o Deputado Dr. Basegio que é relator da referida PEC, O objetivo da reunião, foi o de ratificar a posição daquela casa legislativa pela CONSTITUCIONALIDADE do projeto, ou seja, há claro entendimento de que o texto construído conjuntamente pelo Deputado Pedro Pereira, autor da proposta, e pelos integrantes do Corpo de Bombeiros apoiados conjuntamente com mais 33 deputados, ATENDE PLENAMENTE às formalidades do processo legislativo assegurando de fato ao Estado do Rio Grande do Sul a condição de estruturar o Corpo de Bombeiros Militar como um Órgão de Estado necessário para  garantir a segurança contra incêndios, preservando a vida e o patrimônio do povo gaúcho.

 

 

Nas próximas semanas, a PEC ainda tramitará junto à CCJ, podendo ainda ter pedidos de vistas de membros da CCJ que não se alinham com os interesses majoritários da população do Rio Grande do Sul, a qual busca, em conjunto com o Corpo de Bombeiros a melhoria na qualidade da prestação dos serviços de emergência em nosso Estado.

Após esta fase, a PEC será encaminhada para mais duas ou três Comissões para avaliação de mérito, podendo após este período ir a votação no plenário, o que poderá perdurar aproximadamente 4 meses.

A ABERGS continua forte na luta pela Independência do Corpo de Bombeiros Militar acompanhando atentamente o andamento da PEC 229/13.

Então, assim que ocorrer as votações na Assembléia Legislativa convidaremos todos os Bombeiros e a sociedade em geral para apoiar esta causa e pressionar aqueles que poderão ser contrários e que colocam siglas partidárias acima do bem estar do povo gaúcho.